segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

* Dia Internacional da Síndrome de Asperger.

 
Hoje eu parei um pouquinho depois de um dia de trabalho e fiquei pensando em tudo que tenho vivido ao lado do meu Vitor. Tantas descobertas, tantas angústias, tantas mudanças.
Quando recebi o primeiro diagnóstico do Vitor ele tinha apenas 2 anos e meio, e não me esqueço do que estava escrito naquele relatório do neuropediatra que o acompanhava: "Portador de transtorno invasivo do desenvolvimento ainda não definido, com grandes características de Síndrome de Asperger". Até aquele momento eu nunca tinha ouvido falar em Síndrome de Asperger e de repente me vi envolvida nesse admirável mundo novo. Foi um choque, mais pior era ver o sofrimento do meu filho sempre que estava em novos ambientes ou em contato com novas pessoas. Após receber esse diagnóstico, fui atrás de toda informação que me fizesse compreender o que se passava com meu filho, sofremos e choramos juntos, nos isolamos, e aos poucos fomos nos abrindo para novas situações. Sempre juntos, cada passeio era comemorado, e aos poucos fui vendo lindos sorrisos no rostinho do Vitor, fui vendo ele interagir, primeiro com nossos parentes e aos poucos com as outras pessoas.
Até hoje passamos por momentos difíceis, mais a cada dia tenho me alegrado com coisas muito simples que normalmente não observamos em uma criança neurotípica, como cumprimentar um estranho, sentar em um restaurante, passear no Shopping, dar um recado, pedir algo ou brincar com outras crianças, tudo parece tão simples, tão natural.
Sempre fui uma pessoa muito agitada, inquieta (acho que até hiperativa) e de forma muito suave, Deus tem me ensinado a parar um pouco, curtir coisas muito simples e me alegrar com o que parece trivial.
Agradeço a Deus, que me deu essa chance de ver o mundo com as lentes da síndrome de Asperger, e com toda certeza meu mundo ficou mais belo, e coisas muito simples passaram a ter mais beleza, mais "vitória".

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

* Cinema em família.

 
Dia muito especial!
 
Foi a primeira vez que eu fui ao cinema com o Vitor. A um tempinho atrás eu até pensei que esse dia não chegaria pois ele não parava para assistir nenhum filme, apenas alguns desenhos bem curtos.
Ele já foi ao cinema com a escola no ano passado assistir A Era do Gelo 4, a professora disse que ele apresentou razoável interesse, comum a idade (5 anos). O que ele gostou mesmo foi de passear com os colegas da escola.
Também já tinha ido ao cinema com a sua Tia Sila e os primos, eles me contaram o mesmo que a professora, que seu interesse foi razoável mais que ele demonstrava muita alegria de estar com os primos.
Bom, como a parte de socialização do Vitor está com grandes progressos, achei que era o momento de ir pessoalmente ver como ele reagia no cinema.
Fomos todos juntos (Papai Wilson, Eu, o irmão Rafael e o Vitor), escolhemos assistir Detona Ralph 3D o que foi legal, pois ele tinha que permanecer de óculos. Deu tudo certo. Ele ficou quieto e com os óculos durante o filme inteiro (claro que com muita pipoca e refrigerante).
Claro que durante o filme ele ficou o tempo inteiro questionando tudo o que acontecia, percebi que o Vitor observava o seu irmão e fazia tudo igualzinho e que todo o tempo ele demonstrava estar muito feliz (e eu também).

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

* Facilitando a volta às aulas para crianças Aspies.

O início do ano escolar é um momento cheio de surpresas e ansiedades para todos, pais, professores e principalmente para as crianças. Em especial para uma criança com síndrome de Asperger já que o início das aulas provoca intensa ansiedade. Mesmo se ela estiver voltando para a mesma escola há inúmeras mudanças e novas situações que deverá enfrentar. Acordar mais cedo, novos professores, novos colegas, novas salas de aula, novos livros, uma nova programação e novas rotinas! Sabendo que Aspies se saem melhor quando sabem o que esperar e, o que responder, que foram preparadas algumas para aliviar a ansiedade escolar em crianças com Asperger(e seus pais) proporcionando uma transição mais suave a esta nova etapa:
 
1 – Prepare o seu filho: Mostre no calendário o dia que as aulas vão iniciar, conte regressivamente os dias com ele, deixe-o sempre a vista. Faça a preparação do material com eles, encapar, comprar(se possível) etc. Duas semanas antes de iniciarem as aulas comece preparando seu “relógio biológico” o acordando mais cedo do que quando em férias até chegar o mais próximo do horário que deverá acordar para ir a escola. Tente sempre que possível, ver o mundo através de seus olhos e discutir os detalhes de quem, o quê, onde, quando e como ele vai experimentar esta nova fase (vocês pais já foram para escola, use sua experiência para se colocar no lugar dele). Certifique-se de dar uma certa quantidade de informações por vez para evitar sobrecarregar o seu filho.

2 – Prepare o professor: O professor é o seu parceiro mais importante para garantir o sucesso de seu filho na escola. Desde o início, certifique-se em desenvolver uma relação aberta e positiva com ele. Reúna-se com o seu professor e compartilhe os pontos fortes do seu filho e assim como suas dificuldades. Se possível junto com o professor do ano anterior, pois este já tem uma maior entendimento das necessidades e potencialidades de seu filho. Forneça ao professor um resumo (por escrito) de como seu filho é e como a síndrome de Asperger se caracteriza nele (lembrando que cada criança é uma, pegar materiais prontos podem ser devastadores o mellhor a ser feito e pegar estes mesmos materiais para se embasar, mas fazer um que fale do SEU filho). Escreva/Fale sobre as estratégias que já foram usadas e deram certo para seu filho. Lembre-se a ansiedade é geral, nenhum professor é obrigado a saber sobre as necessidades especiais de seu filho, ele precisa muito da sua ajuda, da sua orientação e colaboração.

3 – Mostre-me, não apenas diga: Visitem a escola antes do início das aulas, percorra com seu filho os trajetos na escola, sair da sala e ir ao refeitório, sala da orientadora, ginásio, biblioteca, caminhe e vá junto com ele descobrindo estes lugares, de uma maneira calma, serena e divertida. Faça deste dia um momento especial para vocês. Ao entrar nos lugares tente descrever como seria se ele já estivesse tendo aula e aja como seus colegas e professores estivessem ali(um teatrinho mesmo). Tais ensaios vão ajudar seu filho a praticar o que fazer, como fazer e vai se preparar para quando precisar, uma coisa a menos. Já pensou conhecer a escola, os amigos, professores, o barulho da criançada reunida e ainda ele nem saber onde é o banheiro? Por isso é neste ambiente seguro (junto com alguém que confia) a melhor maneira de orientá-lo para iniciar o ano letivo, esta experiência visual irá ajudar a construir um mapa na memória que irá ajudar a reduzir a ansiedade. Aproveite para ver, no site da escola, fotos do campus e professores, bem como para ler as descrições de classe, horários curriculares e eventos da escola.

4 – E seu filho ficar nervoso na escola: Converse com seu filho e juntos tentem descobrir o que ele fazer para manter a calma. O oriente caso ele por algum motivo ficar nervoso na sala ou na escola: por causa dos estímulos sensoriais, tarefa difícil etc o que pode fazer para diminuir a ansiedade. Talvez um canto calmo, sala de música (claro com autorização), sair do local para tomar água, falar com a pessoa que pode ajudá-lo, ler uma revista/gibi etc. neste item vai depender do como seu filho se comporta, o que o distrai. Ensine ele a usar isso sempre que precisar e claro, passe esta informação para a coordenação e professores.
Preparação, planejamento e prática podem ajudar a aliviar a ansiedade escolar em crianças aspies. Desejo-lhes boa sorte e tenham um ano letivo maravilhoso!
 
*fonte: (southeastpsych.com)Traduzido e adaptado por Franciane Dal Pizzol, psicóloga especializada em trabalhar com crianças com asperger e suas famílias. Ela oferece terapia individual na clínica e online, treinamento de habilidades sociais. Para mais informações, visite www.aspergeronline.com.br .
This entry was posted in Atendimento Online Síndrome Asperger. Bookmark the permalink.