Neste vídeo, Alex, um adolescente diagnosticado com a Síndrome Asperger, faz uma simples e clara apresentação da sua mente: como se sente, como interage com o mundo e como aprende. Considero este depoimento bastante interessante e acredito que vale a pena parar um pouco (8 minutos) para aprender muito.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
* Vitor visita a bisavó Irene.
Vitor e a bisavó Irene.
No próximo dia 16 de março a bisavó do Vitor fará 101 anos. Nesse dia terá uma missa seguida de um jantar para a família. Sei que será melhor que o Vitor não vá, pois ele estranharia muitas pessoas que ele praticamente não tem contato.
Resolvi levar ele hoje pra visitar a bisavó e a tia Cecília. Deu um trabalhão. Ele não queria ir, quando chegou não queria entrar, quando entrou não queria ver ninguém e quando viu as pessoas que lá estava, chorou (muito mesmo).
Passou um pouco de tempo e pronto. Ele começou a ficar tranquilo, brincar e até conversou um pouco. Foi difícil, mais deu até pra conseguir tirar foto com a bisavó e a tia Cecília.
As vezes é difícil sair com o Vitor, mais sei que é necessário, ele tem medo de coisas que saem da sua rotina mais eu acho que é necessário colocá-lo diante de novas situações.
Vitor e a tia Cecília. Depois do susto, olha só a alegria.
sábado, 18 de fevereiro de 2012
* Chuva de confetes, serpentinas e vitórias.
Vitor e sua professora Nari.
Ontem teve o baile de carnaval na escola do Vitor. No ano passado ele aceitou participar do baile, mais não teve quem fizesse ele vestir a fantasia.
Esse ano, foi tudo bem diferente, ele foi dormir super ancioso, querendo ir logo pra escola vestido de Batman. Acordou mais cedo do que nunca e não demonstrou a menor resistência em se vestir.
Curtiu muito a festa, adorou a fantasia e eu, claro que não perdi mais essa vitória.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
* Caminhando em busca de novas vitórias.
Vitor e a psicóloga Cláudia durante o atendimento domiciliar.
Ontem o Vitor começou a ser atendido pela psicóloga Cláudia em nossa casa. Foi uma experiência maravilhosa. Esse atendimento domiciliar complementa o atendimento que ele está recebendo na ABRACI (Associação Brasileira de Autismo, Comportamento e Intervenção), pelos psicólogos Gleidson e Mariana. Desde que os atendimentos começaram, eu e meu marido estamos aprendendo como intervir de forma eficiente para ajudar o Vitor a vencer suas maiores dificuldades (no momento, sua socialização e capacidade de argumentação). A psicóloga Cláudia acompanha os atendimentos dados pelo Gleidson e pela Mariana na associação e depois vem em nossa casa aplicar as mesmas intervenções, só que no ambiente do Vitor.
Fiquei feliz de ver a receptividade do Vitor. Ele interagiu de forma bastante positiva, entendendo e obedecendo comandos. Com certeza foi um momento muito prazeiroso e produtivo.
Fechando a noite com chave de ouro, teve festinha de aniversário da prima Mariane na casa da vovó. Ainda não foi dessa vez que o Vitor aceitou participar do parabéns, mais ele se divertiu muito com pessoas especiais que eu sei que vibram com as vitórias do meu Vitorioso.
Com o tio e amigão Agnaldo.
Com o padrinho querido.
Com a tia Sila.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
* Ano novo, novas vitórias.
Hoje começa o mês de fevereiro e eu tenho muitos motivos para comemorar o início desse ano. Como eu estava de férias em janeiro, aproveitei para investir na socialização do Vitor. Fomos ao clube, parque, lanchonete (várias), casa de amigos, lojas, mercados, etc. Ainda aconteceram alguns momentos de conflitos, estranhamentos e chiliques, mais com certeza grandes vitórias foram alcançadas.
No mês de janeiro também iniciaram os atendimentos com o psicólogo Gleidson na associação ABRACI (Associação Brasileira de autismo, comportamento e intervenção), e a cada semana aprendemos um pouco mais sobre como podemos ajudar o Vitor a se deselvolver melhor. Uma experiência realmente maravilhosa.
Vitor ganhou um Ipad com muitos aplicativos interessantes do seu tio Agnaldo no Natal, e desde então temos trabalhado(brincado) muito com ele e ele tem demonstrado muitos progressos na aprendizagem. Principalmente com relação a memória, quantificação, identificação de letras, números, cores e formas.
O início do ano letivo do Vitor na escola está acontecendo com progressos diários. A nova professora é bem tranquila e a equipe de coordenação tem ajudado bastante.
Essa semana ele me surpreendeu mais uma vez, pois ficou brincando em uma brinquedoteca por uma hora(sem a minha presença). Quando eu fui buscá-lo fui recebida com um sorriso maravilhoso.
Hoje, para culminar minha alegria, ele foi passear com o tio Renato na churrascaria. Coisa mais linda de se ver, foi a felicidade dele na hora que foi convidado para o passeio.
Vitor e seu primo Gabriel, se divertindo na churrascaria(primeiro passeio sem papai ou mamãe)
Assinar:
Postagens (Atom)