segunda-feira, 30 de abril de 2012

* Programação mais que especial.

Cada dia novas descobertas, cada dia conhecendo um pouquinho mais sobre meu filho.
Hoje é véspera de feriado e nem eu nem meu marido fomos trabalhar. O Vitor fez uma programação para passear.
O roteiro incluia almoço no Giraffas (lanchonete), passeio na loja de brinquedos e supermecado Carrefour (exatamente nessa ordem). Saimos de casa dispostos a cumprir essa programação. Erro nosso foi achar que todo Giraffas é igual e todo Carrefour é igual.
Fomos aos lugares que ele disse que queria ir, mais não foi aonde ele pensou ir. Foi ai que começou nosso problema. Tirando a loja de brinquedos, o Vitor estranhou tudo, principalmente o supermercado, que apesar de ser da mesma rede e ter o mesmo nome, não era o que ele tinha programado.
Com o nervosismo dele, nem chegamos a entrar no mercado, mais quando ele se acalmou, explicou direitinho aonde ficava a lanchonete e o supermecado que ele queria ir.
Como nosso passeio em família de dia não foi tão bom como ele planejou, a noite fomos a churrascaria (ele adora). dessa vez, foi só alegria.
Jantar em família. Eu, Wilson, Rafael e Vitor. AMO MUITO TUDO ISSO!


segunda-feira, 16 de abril de 2012

* Entrevista com a doutora Rosa Horita.

Entrevista com a doutora Rosa Horita, psiquiatra infantil referência em transtornos do desenvolvimento aqui em Brasília. Ela acompanha o Vitor desde o início. Temos orgulho de saber que nosso filho está sendo acompanhado por ela.

domingo, 15 de abril de 2012

* Asperger e Thomas.

• Asperger e Thomas •
O simpático desenho do trenzinho aventureiro é o personagem infantil preferido das crianças autistas. Um estudo realizado pela National Autistic Society (NAS) constatou que a animação estimulava o aprendizado dos números e cores, além de facilitar a comunicação oral entre pais e filhos por meio das expressões usadas por Thomas e seus amigos. Entre os mais de 700 pais com filhos autistas que participaram da pesquisa, mais de metade apontou os benefícios do desenho, tendo até estimulado alguns a buscarem novos meios para se comunicar, como é o caso da internet. O estudo indica que a simplicidade e pureza das relações entre os personagens seja o principal motivo das crianças se interessarem e, aos poucos, compreenderem as emoções e relações humanas.     
Fonte: Mundo Asperger

Ontem o Vitor estava brincando aqui em casa com seu primo Davi. Brincavam com os trenzinhos (brincadeira favorita do Vitor).
Procurando na internet achei uma reportagem bem legal que fala da predileção de crianças Aspergers pelos trenzinhos da linha Thomas e seus amigos.
Vitor adora esses trenzinhos, sabe o nome de todos e diariamente brinca com eles. E eu concordo com a pesquisa.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

* Meus filhos, Deus lhes proteja. SEMPRE!

Ainda a pouco, eu estava colocando meus filhos para dormir. Eles estavam exaustos, acordaram cedo, estudaram, brincaram muito. Cada um curtiu o dia de hoje do seu jeito, aproveitaram até o último minuto antes de ir pra cama . Sei que eles vão dormir em paz, sei que a mão de Deus irá protegê-los SEMPRE.

música:  Meu filho, Deus que lhe proteja
                                                           Paulo Sérgio
Eu recordo com felicidade
Dia mês e hora em que você nasceu
Você trouxe tanta alegria
Fruto do amor de sua mãe e eu
Meu filho Deus que lhe proteja
E onde que que esteja eu rezo por você
Eu adoro ver você sorrindo
Seu sorriso faz de tudo eu esquecer
Amanhece um dia tão bonito
Ouço o seu grito ao me levantar
E percebo, deve estar na hora
Coitadinho, você chora, é hora de mamar
Meu filho, Deus que lhe proteja
E onde quer que esteja eu rezo por você
Eu adoro ver você sorrindo
Seu sorriso faz de tudo eu esquecer
Quero ver você crescido para comigo passear
Quero ver você feliz, meu filhinho,
Que é tudo o que eu quis
Meu filho, Deus que lhe proteja
E onde quer que esteja eu rezo por você
Eu adoro ver você sorrindo
Seu sorriso faz de tudo eu esquecer

segunda-feira, 9 de abril de 2012

* Alegrias e tristezas, tudo junto e misturado.


Hoje o dia começou  triste. Após o feriado da semana santa foi difícil fazer o Vitor entrar na sala da aula. Até hoje ele não se adaptou com o início das aulas, mais hoje foi ainda mais difícil. Ele agarrou em mim assim que chegou na escola, chorou aquela lágrima triste, me agarrou com força, com medo de eu ir embora e deixar ele.
A monitora da sala, teve (muita) paciência. Conversou, adulou, mais é impressionante, quando o Vitor não tá afim, ele não colabora mesmo.
É muito difícil para mim vê-lo aflito dessa forma. Não teve birra, nem grito, senti que ele estava realmente triste de estar ali e com medo de eu ir embora.
Eu sabia que não podia voltar pra casa com ele. Sei que ele gosta da escola e tem desenvolvido bem. Interage bem com os colegas e as professoras e participa das atividades propostas. Seu comportamento é sempre elogiado pela professora.
Deixei ele lá, me olhando com aqueles olhinhos cheios de lágrima e quando entrei no carro, chorei todas as lágrimas que precisei esconder dele enquanto ainda estava na escola.