domingo, 30 de junho de 2013

* 6 aninhos do Vitinho.


Hoje é dia de comemorar os 6 aninhos do meu anjinho azul, meu filho Vitor. Um menino maravilhoso que alegra e cativa o coração de quem tem a alegria de conviver com ele. Presente maravilhoso que Deus me deu. Meu grande exemplo de superação, um menino, um guerreiro, um grande VITORIOSO. 
Te amo príncipe!

domingo, 2 de junho de 2013

* Vitor e os deveres de casa.

Quando começou esse ano letivo, iniciou junto com ele uma verdadeira batalha para que eu conseguisse ajudar o Vitor a fazer os deveres de casa. Apesar de ele estar no jardim de infância, tem dever de casa quase diariamente. Acho até bom, mais estava mesmo bem difícil fazer ele cuprir essa rotina.
Apesar de entender os comandos dos exercícios (ele me explicava direitinho tudo o que deveria ser feito), mais na hora de "botar a mão na massa", eu percebia claramente que a coordenação motora dele não estava de acordo com o esperado para crianças da mesma idade e eu acabava sempre me chateando ao ver sua  frustração por não conseguir realizar as tarefas com o mínimo de capricho.
Fui aconselhada pela médica do Vitor a procurar um acompanhamento psicopedagágico, pois ele já não estava mais querendo fazer as atividades nem em casa e nem na escola e também não aceitava mais a minha ajuda.
Fazem dois meses que o Vitor está recebendo acompanhamento pedagógico 3 vezes por semana por uma hora e meia. Tem sido uma experiênca maravilhosa, percebo meu filho muito mais motivado e interessado em fazer os deveres escolares. Lá, ele faz exercícios de estimulação da coordenação motora fina, recorte, colagem, pintura, alinhavo e recebe auxílio para fazer (sozinho) os deveres de casa e de quebra está se socializando muito bem tanto com os professores como com as outras crianças. A equipe que faz o acompanhamento escolar sempre me conta os progressos dele e na escola, a professora tem dito que ele está bem.
Hoje, fui ajudá-lo terminar uma atividade que estava incompleta e fiquei muito feliz e emocionada de vê-lo fazer o exercício sozinho, todo interessado em acertar, ficou olhando para mim esperando os elogios. Eu, claro, fiz a maior festa.
Do seu jeito, no seu ritmo, meu filho vai alcançando cada dia novas vitórias.
 
Quem for de Brasília e tiver interesse em conhecer a equipe que realiza o atendimento psicopedagógico com o meu filho Vitor, entre em contato por mensagem ou e-mail que eu indico.

* Como escolher atividades para crianças com Síndrome de Asperger.

 
 Crianças com síndrome de Asperger gostam de se focar apenas em uma ou duas coisas que lhe interessam e excluem todo o resto. Jogos divertidos e atividades que façam-nas interagir com o mundo podem ajudar a compensar essa tendência. Naturalmente, cada criança joga de forma diferente, mas aqui estão algumas sugestões.
 
1. Vá ao parque. Exercícios são uma grande forma das crianças desabafarem. Playgrounds melhoram as habilidades motoras além das crianças se divertirem nos carrosséis, escorregadores e no balanços.
 
2. Assista televisão ou filmes juntos e fale sobre os personagens. Você pode explicar o uso do sarcasmo em uma comédia ou explicar porque alguém chora em um drama. Isso pode funcionar como um tutorial que ajudará o seu filho no dia a dia.
 
3. Mantenha quebra-cabeças por perto. Crianças com síndrome de Asperger precisam desenvolver suas habilidade espaciais. Quebra-cabeças ou formatos de qualquer tipo são uma maneira divertida de fazer com que as crianças trabalhem com as mãos e pensem como encaixar as peças juntas.
 
4. Jogue jogos de tabuleiro juntos. Isso proporciona interação social da maneira que crianças com Asperger se sentem mais confortáveis. E, como todas as crianças, jogos ajudam as crianças a aprender a lidar com a derrota.
 
5. Cantem juntos. Pesquisas mostram que a música tem um poder importante na socialização em crianças com Asperger. Além disso, como todo mundo, providencia um momento agradável aprendendo novas palavras quando são encaixadas na música.
 
http://www.ehow.com.br/escolher-atividades-criancas-sindrome-asperger-como_4044/