quarta-feira, 12 de outubro de 2016

* 28 de julho - Dia dos irmãos.

28 de julho de 2016


Eu poderia ficar olhando pra essa foto por horas, admirando o carinho espontâneo, o querer bem e a cumplicidade desses dois e continuaria tendo a certeza plena de que nada melhor poderia ter acontecido na minha vida.



Lembro das inúmeras conversas que tive com o Rafael (meu filho mais velho), sobre a paciência que ele precisava ter com o seu irmão. 
Ele é apenas quatro anos mais velho que o Vitor e desde pequeno, precisou aprender a entender os "tempos" do irmão. Claro que nesse processo tiveram desentendimentos, porradas, choros e confusões (afinal, estamos falando de irmãos).
Sempre respeitei a individualidade de cada um, afinal, eles são tão diferentes, gostam de coisas muito diferentes. Mas fiz com que fossem unidos, ficassem juntos, conversassem, 
Teve vezes que o Rafael me disse que queria ter um irmão que brincasse com ele direito e ouvir isso me partia o coração. Então, eu conversava e apresentava pra ele um monte de qualidades que o irmão dele tinha e ele foi aprendendo a brincar com esse irmão autista. Brincavamos juntos, sentados no chão. Rafael foi vendo o irmão dele se desenvolver, descobriu que o Vitor era ótimo em algumas brincadeiras e que precisava de ajuda em outras. Fui vendo meu filho mais velho tomar gosto por ensinar. ele gostava de ver o irmão fazer as coisas que ele fazia. Rafael ensinou o Vitor a jogar video-game, colecionar figurinhas, brincar de bola e gostar de futebol. Atualmente, eles se divertem caçando Pokemons. 
Rafael cuidou com tanto carinho desse irmão que sem perceber, ensinou o Vitinho a cuidar dele também. Se amam, se cuidam e se respeitam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário