segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

* Dia Internacional da Síndrome de Asperger.

 
Hoje eu parei um pouquinho depois de um dia de trabalho e fiquei pensando em tudo que tenho vivido ao lado do meu Vitor. Tantas descobertas, tantas angústias, tantas mudanças.
Quando recebi o primeiro diagnóstico do Vitor ele tinha apenas 2 anos e meio, e não me esqueço do que estava escrito naquele relatório do neuropediatra que o acompanhava: "Portador de transtorno invasivo do desenvolvimento ainda não definido, com grandes características de Síndrome de Asperger". Até aquele momento eu nunca tinha ouvido falar em Síndrome de Asperger e de repente me vi envolvida nesse admirável mundo novo. Foi um choque, mais pior era ver o sofrimento do meu filho sempre que estava em novos ambientes ou em contato com novas pessoas. Após receber esse diagnóstico, fui atrás de toda informação que me fizesse compreender o que se passava com meu filho, sofremos e choramos juntos, nos isolamos, e aos poucos fomos nos abrindo para novas situações. Sempre juntos, cada passeio era comemorado, e aos poucos fui vendo lindos sorrisos no rostinho do Vitor, fui vendo ele interagir, primeiro com nossos parentes e aos poucos com as outras pessoas.
Até hoje passamos por momentos difíceis, mais a cada dia tenho me alegrado com coisas muito simples que normalmente não observamos em uma criança neurotípica, como cumprimentar um estranho, sentar em um restaurante, passear no Shopping, dar um recado, pedir algo ou brincar com outras crianças, tudo parece tão simples, tão natural.
Sempre fui uma pessoa muito agitada, inquieta (acho que até hiperativa) e de forma muito suave, Deus tem me ensinado a parar um pouco, curtir coisas muito simples e me alegrar com o que parece trivial.
Agradeço a Deus, que me deu essa chance de ver o mundo com as lentes da síndrome de Asperger, e com toda certeza meu mundo ficou mais belo, e coisas muito simples passaram a ter mais beleza, mais "vitória".

Nenhum comentário:

Postar um comentário