sexta-feira, 18 de maio de 2012

* Mães desnecessárias.

Hoje cedo quando abri meu email me deparei com uma linda mensagem enviada pela minha cunhada Renata.  Percebi que a mensagem fala exatamente do que eu quero para os meus filhos: Asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.

MÃES DESNECESSÁRIAS
                                               Dalai Lama

A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar
do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase, e
ela sempre me soou estranha. Chegou a hora de reprimir de vez o
impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa,
protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha
hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para
controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da
frase, hoje absolutamente clara.
Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.
Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que
significa isso.
Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de
mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos,
como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos,
confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas
escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros
também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão
umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os
dois lados, mãe e filho.
Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse
vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em
que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e
recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos
lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no
fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o
conforto nas horas difíceis.
Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o
maior desafio e a principal missão.
Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto
seguro para quando eles decidirem atracar.
"Dê a quem você Ama :
- Asas para voar...
- Raízes para voltar...
- Motivos para ficar... "

4 comentários:

  1. Oi Flávia, Wilson, Rafa e Vitor,
    Hoje comecei a dar uma passeada pelo blog, li alguns posts, contenplei algumas fotografias... Engraçado, quando percebi, não sei porque motivo, estava chorando, chorando de verdade, não sei bem ainda porque. Talvez por estar orgulhoso por ter tido a oportunidade de conhecer sua família, pelo Vitinho, por qualquer drama pessoal ou simplesmente por nada, emoção pura! Também não importa, não há porque buscar explicações, não há porque querer entender qual o motivo que levou Deus a confiar missão tão sagrada a familia de vocês. Quem pode querer decifrar Deus, entender os caminhos que ele traça pra gente e as oportunidades que ele nos dá. Ter filhos tão especiais, lindos como os de vocês foi um privilégio, uma graça. Porém, acho que a missão maior de vocês não é só criar o Rafa e o Vitor. Pense nas outras crianças que vocês conheceram, certamente, elas precisam muito de vocês. Como eu disse, Deus faz o chamamento de muitas maneiras, confia missões que as vezes não queremos entender ou aceitar. Vocês foram feitos demasiadamente especiais, acho você Wilson, um homem de Deus. Sigam em frente, juntos, cumpram sua missão e contem comigo sempre... Obrigado por tudo!
    Bezerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bezerra, agradeço imensamente todo o seu apoio nessa causa tão importante. Que bom que você gostou de conhecer um pouco das Vitórias da minha familia. Grande abraço!

      Excluir
  2. Ola Flavia, achei o seu blog e fiquei tao contente de saber que ha mais mamaes por ai compartilhando nossa experiencia.

    No meu blog, estou contando sobre o tratamento que o meu filho esta fazendo, porque a minha intençao é divulgar a importancia da homeopatia na cura destas criancas e a terapia CEASE no Brasil. Ha quase nenhuma informacao sobre isso em portugues na internet.

    Entre no meu blog, e se quiser alguma informacao, entre em contato comigo!

    wwww.autismohomeopatia.blogspot.com

    Que Deus esteja com a sua familia e os de forca, saude e alegria!

    Um abraco, Julie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julie, entrei no seu blog e achei bastante interessante. Que possamos a cada dia nos encantarmos com as vitórias de nossos filhos. Grande abraço!

      Excluir