quinta-feira, 28 de março de 2013

* Ajudando o Asperger a vencer a inércia.



A Síndrome de Asperger é uma forma de autismo que se manifesta de forma diferente em cada criança. Muitos têm dificuldade com a organização da linguagem corporal, compreensão e gestão do tempo. Essas características podem fazer com que tenham dificuldade de completar as tarefas na escola e em casa. Os pais e professores podem tornar-se frustrados tentando obter essas crianças em movimento e mantê-los focados. Existem várias estratégias que podem ajudar adultos gerenciar essas características e ajudar as crianças a aprender a superar essa inércia.

Estrutura

Essas crianças precisam de estrutura consistente e horários, mas pistas não deve depender de um relógio. Estabelecer um padrão para os tempos difíceis do dia. Por exemplo, de manhã, a criança deve levantar-se, ao mesmo tempo, o café da manhã, se vestir, pentear e escovar os dentes na mesma ordem a cada manhã. Fornecer uma lista escrita das tarefas e a ordem devem ser concluídas. As crianças mais jovens terão lembretes verbais, tais como, Quando terminar o almoço por favor se vestir imediatamente. Manter uma programação consistente vai ajudar as crianças a realizar tarefas designadas mais facilmente com menos problemas. Se possível, modelar as atividades e fazê-las com a criança para mostrar a ela o que fazer. As crianças com Asperger podem não serem capazes de aprender por simples observação. Elas devem ser ensinadas, passo a passo, como fazer tarefas diárias. Oferecer recompensas para a conclusão atempada de todas as tarefas. Algo tão simples como um gráfico de etiqueta pode ajudar a modificar o comportamento.

Eliminar as distrações

Muitas crianças com Asperger têm dificuldade de processar mais de um tipo de estímulos ao mesmo tempo. Eliminar as distrações, como televisão, música, computador ou outros dispositivos eletrônicos. Estabelecer uma regra que a criança não pode ter acesso a qualquer um destes dispositivos até a tarefa designada ou atividade for completada. Minha filha respondeu muito bem a isso como ela ficou mais velho e esses itens tornou-se mais importante para ela. Certifique-se de que a criança está realmente a ouvir. Você pode precisar tocar em seu braço ou ombro antes de lhes pedir para fazer alguma coisa. Se eles já estão ocupados com uma atividade que pode ter um momento ou dois para eles para mudar para a nova tarefa.

Estilo de personalidade

Crianças com Asperger aprendem a  se comportar de maneira diferente do que as outras crianças. Muitas crianças vão aprender o que fazer por simples observação e seguir as regras estabelecidas porque esse é o comportamento esperado. Crianças Asperger muitas vezes precisam de um motivo concreto para executar uma tarefa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário