domingo, 9 de fevereiro de 2014

* Compartilhando angústias.



Meu  filho Vitor tem seis anos e a pelo menos cinco  eu busco incansavelmente  entender o comportamento dele. Olhando nos seus olhos tento entender aquilo que ele diz, mesmo quando ele não diz nada. Quando sinto que ele está aflito, sussurro no seu ouvido: "eu tô aqui" , "eu te amo muito"," fica calmo", e muitas outras palavrinhas mágicas que tem o objetivo de fortalecê-lo. 
Então comemoro cada pequeno progresso dele como uma vitória olímpica e também choro sozinha quando percebo que ele não consegue se adaptar a esse mundo nem sempre tão acolhedor como colinho de mãe.
E assim vamos vivendo, as vezes com grandes vitórias, outras com enormes angústias, mais sempre lutando. Não posso fazer um blog e torná-lo público se meu objetivo for simplesmente contar as grandes vitórias de um menininho Asperger, seria enganação, as vitórias existem e são muitas, mais as angústias..., elas me acompanham desde sempre, e acho que jamais me deixarão. 
Não preciso escrever aqui cada aflição que passo com o Vitor, cada barreira que atravessamos, cada momento que me desespero. Prefiro contar nossas vitórias que Graças a Deus são muitas, mais deixo claro que atrás de cada uma delas tem um caminho de pedras, por essa razão, comemoro todas elas, pois sei bem que coisas aparentemente simples como usar o banheiro sozinho, segurar uma colher, comparecer a uma festa, sentar na carteira escolar, etc, foram conseguidas com muito esforço e centenas de tentativas.
Então com o tempo, percebo que estou deixando de querer entender o autismo e desejando compulsivamente entender eu filho.
E vamos em frente, cabeça erguida , fé e força (muita força!).


6 comentários:

  1. Parabéns pela sua determinação, fé e coragem! pela idade de seu filho, ele tem um belo futuro pela frente: por causa da sua dedicação e pelo que a ciência ainda vai descobrir !

    ResponderExcluir
  2. Você é uma guerreira que papai do céu lhe dê muita paciência para entender a cada dia seu filho!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo e verdadeiro depoimento. Já virei fã do blog. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Você tem uma grande ajuda, a maior que poderia ter, Deus. Ele é sua fortaleza e segurança. Parabéns amiga!

    ResponderExcluir