sábado, 14 de julho de 2012

* Irmãos mais que especiais.


Irmãos de crianças com Síndrome de Asperger ou autismo

por Grupo Asperger - Brasil, domingo, 29 de Abril de 2012 às 10:33 ·


Vitor e o seu "Super Irmão" Rafael.

Irmãos de crianças com Síndrome de Asperger ou autismo

Com uma atitude saudável, os irmãos podem se tornar os melhores aliados dos pais no cuidado de crianças com síndrome de Asperger ou autismo de alto funcionamento. Eles também podem ser seus melhores amigos, servir como modelos e ajudá-los a compreender o mundo social. Finalmente, se você está feliz e se sentir apoiado, os irmãos claramente irão contribuir para o bem-estar de toda a família.

Comunicação com os irmãos

Os princípios fundamentais de conduta com irmãos de crianças com síndrome de Asperger ou autismo de alto funcionamento são, honestidade, educação e mente aberta. Seu filho terá certamente mil perguntas sobre o seu irmão com Síndrome de Asperger ou autismo:
-  Por que ele não fala?
-  Por que faz coisas estranhas?
-  Por que é que ele não brinca comigo?
-  Será que ela me odeia?
-  Pode me bater por causa do autismo?

Tente encontrar tempo para conversa aberta com seu filho, uma conversa honesta e imparcial sobre os seus sentimentos, positivos ou negativos, sobre seu irmão com síndrome de Asperger ou autismo de alto funcionamento. Nessas conversas que seu filho, procure rever suas próprias experiências em casa ou na escola. Pergunte:
- Quais são as coisas que você não entende sobre o seu irmão? 
- Qual o lado positivo ou negativo ter um irmão como o seu?

Como pai, você pode dar um bom exemplo por ser positivo e aceitar as necessidades especiais de seu filho, mas também deixando claro que ás vezes são inevitáveis frustrações ou outros sentimentos negativos. 

A estratégia positiva para facilitar a comunicação com seu filho é torná-lo participante das discussões sobre a melhor forma de ajudar o irmão com síndrome de Asperger ou autismo de alto funcionamento. Isto não é apropriado para crianças de qualquer nível de desenvolvimento, mas as crianças mais velhas e adolescentes podem fornecer interpretações magníficas sobre os sentimentos de seu irmão com síndrome de Asperger ou autismo de alto funcionamento e as causas do seu comportamento. Como um igual, o irmão pode ter idéias interessantes sobre as estratégias de socialização ou situações na escola. Incluindo o seu filho no processo pode promover a unidade da família e evitar que alguém se sinta deixado de fora.


Créditos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário