segunda-feira, 16 de maio de 2011

Novas descobertas


Vitor continuava seu desenvolvimento em meio a grandes crises de apneia noturna e de sonos bastante agitados, chegando ao ponto de roncar até mesmo acordado.
Mesmo notando alguns atrasos que o Vitor apresentava com relação à fala, socialização e a realização de atividades de vida diária (comer sozinho, usar o banheiro e vestir-se), era impressionante a capacidade que ele apresentava de decorar o nome dos seus brinquedos. Com dois anos e meio ele identificava todas as letras, cores, formas geométricas e números.

Reconhecia quase todos os escudos de times de futebol (inclusive internacionais). Vitor tinha um grande interesse por máquinas fotográficas e mesmo sem sorrir ele adorava que tirassem fotos dele e demonstrava gostar de ver fotos no computador ou mesmo em álbuns.

Era grande o interesse do Vitor por músicas infantis diversas, ficava por horas vendo os DVDs e acho que isso ajudou desenvolver a fala dele. Adorava jogar vídeo – game (Nintendo Wii) e vibrava quando conseguia acertar os movimentos.

No centro de seus interesses estavam os trenzinhos de brinquedo da linha Thomas e seus amigos. Ele adorava os DVDs e reconhecia pelo nome (quase todos em inglês) mais de cem trenzinhos. Brincava diariamente com seus trenzinhos e a cada noite ele escolhia um para dormir com ele e ele não largava a noite toda. Tenho certeza que o Vitor tem uma memória impressionante e espero que essa habilidade possa ajudá-lo em seu desenvolvimento intelectual.

Em junho de 2010, em conversa com o Doutor Paulo, ele solicitou exames para a cirurgia de retirada das adenoides, pois nem mesmo os fortes descongestionantes nasais a base de corticoide e o tratamento profilático constante com antialérgicos e umidificador estavam resolvendo. Depois de grandes burocracias com o convênio e a realização dos exames de sangue e RX de cavúm (com baixíssima qualidade, devido a grande agitação do Vítor no momento), e a um grande auxílio do doutor Paulo que foi pessoalmente marcar a cirurgia, Vitor foi operado dia 24 de setembro com grande sucesso e melhora de 100%, afirmo com grande alegria, Deus usou o doutor Paulo para um verdadeiro milagre na vida do meu pequeno.

Após a cirurgia de retirada das adenoides, o sono do Vitor ficou 100% melhor, e aos poucos fui entendendo melhor as coisas que ele falava. Senti também que ele estava um pouco menos agitado e acho que era porque ele agora respirava melhor.

Foram os atendimentos do Vitor na Estimulação precoce que tornaram meu pequeno mais sociável, ele não queria contato com pessoas estranhas mais já aceitava e até demonstrava gostar de passear.

A família também vinha demonstrando muito mais interesse em se comunicar com o Vitor, muito diferente de quando ainda não sabíamos das suas dificuldades de socialização. Claro que ainda aconteciam as crises nervosas em lugares diferentes, mas, fomos privando o nosso filho de multidões e sempre procurávamos conversar com ele antes de ir a festas de família, já sabendo que nessas ocasiões eu e meu marido sempre precisávamos nos dividir, um de nós fazia o social e acompanhava o Rafael e o outro era dedicação exclusiva ao Vitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário